Pesquisar este blog

O FEDEralismo

Boa noite senhores, tudo bem com vocês?

Fim de ano é muito interessante, inclusive nas Escolas onde tem o Ensino Médio entre os alunos que estão se formando nele. Há um federalismo (vontade de ir pra Federal) incontrolável entre os Estudantes tanto da rede pública como da privada.

Eu não acho nenhum pecado eles terem vontade de ir pra uma Federal, tanto que enquanto estava no terceiro ano do ensino médio, eu também tive essa vontade. O que me incomoda, é a aparente motivação deles terem esse desejo: querem saber de festanças, status, sair de casa e outras coisas desse nível. Essa motivação é totalmente vazia e, infelizmente, faz com que nossos adolescentes as tenham para outras áreas da sua vida, o que os faz ser fadados, infelizmente, ao fracasso.

Estou cansado de ver gente saindo de escola particular, entrando em cursinhos pré-vestibulares para aprender a passar no vestibular e enquanto estavam lá, falaram poucas e boas a respeito das Universidades privadas que tem em nossa cidade e hoje, onde eles estão? Isso que você pensou, nas faculdades das quais eles falaram mal.

Estou cansado de ver também, gente que no fim do terceiro ano do ensino médio fez mil planos ambiciosos e ideais, mas hoje estão trabalhando em lojinhas medianas de um comércio que é a preocupação da administração da cidade, porque não rende nada.

Os professores do Ensino Médio, ao menos até o dia em que eu estava lá, sempre disseram coisas que nem eles mesmo sabiam direito, tipo: "Nas empresas eles pedem o histórico escolar", "Do jeito que vocês fazem, não entram no mercado de trabalho nunca", "Nas empresas eles pedem redação"...blá...blá...blá.
Não sei se era segredo e não podia contar, mas a maioria deles estão há décadas em escolas, são, em sua maioria, pessoas medianas que continuam na mesma posição social até hoje, até hoje reclamam de seus salários e até hoje não fizeram nada para mudar nada. Nobres adolescentes, pelo amor de Deus, pensem nas coisas antes de falar, porque, como eu achava a maioria dos meus colegas de sala ridículos, provavelmente alguém também os achará e isso não é porque essas pessoas são ruins: é por que elas são realistas.

Do mesmo jeito que tem egresso de particular desempregado, tem de federal também. Isso depende das pessoas e não apenas das instituições de ensino.

Enfim, não quero defender a Federal ou a Particular, os professores ou os alunos, as escolas públicas ou privadas: quero defender o direito que cada um tem de pensar e principalmente de colocar seus planos em prática, senão, para que perder tempo planejando?

É isso aí senhores...

Grande abraço...

Obrigado por ler a postagem